Home | ||
World Museums and Culture | ||
North America | ||
Caribbean | ||
South America |
World Museums and Culture |
|
Independence Seaport Museum is open daily from 10 a.m. to 5 p.m. The Museum is closed Thanksgiving Day, Christmas Day and New Year's Day.
Independence Seaport Museum Tickets include admission to Independence Seaport Museum's Galleries, Cruiser Olympia and WWII Submarine Becuna. |
|
As more and more historic properties were demolished in the 1960s, a group of preservation-minded Denver citizens joined efforts in 1970 to rescue the home of Titanic survivor Margaret Tobin Brown. The group incorporated as Historic Denver, Inc. and began major restoration efforts in order to return the home’s interior and exterior to its early 20th century grandeur. Since opening the Museum, Historic Denver has worked to save countless other Denver landmarks and increase public awareness of Denver’s unique historic structures.
|
|
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo.
O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais. |
|
The KMA’s predecessor, the Dulin Gallery of Art, opened in 1961 in a beaux-arts mansion in West Knoxville. By the middle 1980s the Dulin had outgrown its quarters, and a major community effort raised $11 million for a new museum in downtown Knoxville at the site of the 1982 World’s Fair. The Knoxville Museum of Art opened in March 1990 in a state-of-the-art, 53,200 square-foot facility designed by renowned museum architect Edward Larrabee Barnes. The building, clad in Tennessee marble, is named in honor of local philanthropist Jim Clayton, the largest donor to the building fund.
|
|
The Missouri Historical Society seeks to deepen the understanding of past choices, present circumstances, and future possibilities; strengthen the bonds of the community; and facilitate solutions to common problems.
|
|
The Mission Houses Museum, a National Historic Landmark, is the primary program of the Hawaiian Mission Children's Society, a non-profit educational institution and genealogical society. The Museum interprets the "missionary period" of Hawaiian history, 1820-1863, which is fundamental to an understanding of contemporary Hawaii.
|
|
The MMAA was founded as an art school in 1927, when it formally incorporated as The Saint Paul School of Art. Collecting works of art, for instructional purposes, began in the late 1930’s. Over time, the acquisition of additional paintings, works on paper, sculpture, and studio crafts expanded the School’s collection and, in 1969, the then Saint Paul Art Center was renamed the Minnesota Museum of Art. By the early 1980’s, the institution’s primary emphasis had shifted to exhibitions and research while still providing popular education programs.
|
|
The American Airlines C.R. Smith Museum is much more than a museum. It's a sight-and-sound, hands-on, window-seat look at the world of flight. It's an adventure offering you a chance to hear, see, touch and be a part of the exciting aviation industry. Best of all, it's a great place for the entire family - or any group - to enjoy, time and time again.
The C.R. Smith Museum is one of the few museums in the world dedicated solely to commercial aviation. The museum opened in July 1993 and is dedicated to past and present American Airlines employees and C.R. Smith, longtime American Airlines president and aviation pioneer. |
|
The NSM is an aviation museum working to preserve the history of motorless flight. Stop in and see a multitude of gliders on display, try out computerized flight simulators, and participate in fun educational programs.
|
|
The station was built in 1907 and originally was the home to Hook and Ladder Company No. 3. The Museum boasts a fantastic collection of fire apparatus including “Old Tige”, an 1884 horse-drawn steam pumper named after then mayor W.L. Cabell. Other apparatus include some of the first motorized engines that were used by the Dallas Fire Department. Children can indulge their fascination with firefighters by climbing on a 1951 Fire engine, pulling on their helmet, and pretending they are on their way to “save the day”. There is over 100 years of firefighting history through a collection of extinguishers, helmets, tools, uniforms, etc… While you are there, listen to the sounds of present day firefighters responding to alarms and serving the citizens of Dallas
|
|
Since its founding in 1984, the Contemporary Jewish Museum has engaged audiences of all ages and backgrounds through dynamic exhibitions and programs that explore contemporary perspectives on Jewish culture, history, art, and ideas. Throughout its history, the Museum has distinguished itself as a welcoming place where visitors can connect with one another through dialogue and shared experiences with the arts.
|
|
The Corcoran Gallery of Art stands as a major center of American art, both historic and contemporary. Founded “for the purpose of encouraging American Genius,” the Corcoran’s extensive collection of 18th, 19th, and 20th century American art represents most significant American artists. The Corcoran possesses a fine collection of European art as well. While continuing its efforts to represent historic American works, the gallery also encourages modern European and American artists by showing and purchasing their work, paying particular attention to artists in the Washington area.
|
|
Born in Minneapolis, Minnesota, on November 26, 1922, Charles M. Schulz was the only child of Dena and Carl Schulz. From birth, comics played an important role in Schulz’s life. At just two days old, an uncle nicknamed him “Sparky” after the horse Spark Plug from the Barney Google comic strip, and throughout his youth he and his father shared a Sunday morning ritual reading the funnies. Schulz always knew he wanted to be a cartoonist and was very proud when Ripley’s newspaper feature, Believe it or Not, published his drawing of the family dog in 1937.
|
|
The Columbia County Historical Society is a private, not-for-profit organization dedicated to the preservation and interpretation of the history and culture of Columbia County, New York.
It is the Society's goal to encourage understanding, knowledge, and preservation of the County's heritage through the acquisition and conservation of historic lands, buildings, objects and documents, and through the sponsorship of research, publications, exhibitions, and educational programs. |
|
The cultural epicenter of the Beat Generation. The museum features a large collection of photos, letters and first editions.
Hundreds of people have already passed through the Beat Museum, and locals are adding more to the collection.
|
|
O Museu desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática. Sua sede está estruturada para a realização de projetos e atividades culturais, atingindo os diversos segmentos sociais. Possui laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições permanentes e exposições temporárias.
|
|
O Museu do Amanhã é um museu de artes e ciências construído no Pier da Praça Mauá, no Centro do Rio de Janeiro, como âncora do projeto de revitalização urbana da Região Portuária da cidade, o Porto Maravilha. Projetado pelo arquiteto espanhol Santiago Calatrava, o Museu do Amanhã é uma iniciativa da Prefeitura do Rio, concebido e realizado em conjunto com a Fundação Roberto Marinho (Grupo Globo) e o Banco Santander como Patrocinador Master. Tem a BG Brasil como mantenedora e o apoio do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado do Ambiente, e do Governo Federal, por intermédio da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep).
Orientado pelos valores da Sustentabilidade e da Convivência, o Museu busca promover a inovação, divulgar os avanços da ciência e publicar os sinais vitais do planeta, alertando para os riscos das mudanças climáticas provocadas pela degradação ambiental.
|
|
O ano de 2006 celebra o cinquentenário do governo daquele que foi considerado "O Brasileiro do Século", o presidente Juscelino Kubitschek. No dia 31 de maio, no Salão Nobre do Palácio do Catete, personalidades e instituições foram homenageadas com a condecoração Cruz do Mérito Empreendedor Juscelino Kubitschek pelo Centro de Integração Cultural e Empresarial de São Paulo, inclusive o Museu da República, junto a Ronaldinho Gaúcho, Fernanda Montenegro, Silvio Santos e outros.
|
|
Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 287.000 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina.
O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro. Visando recuperar a arquitetura original, ampliar espaços destinados ao público, aprimorar os serviços oferecidos aos visitantes, democratizar o acesso dos mais diversos segmentos da sociedade e viabilizar uma circulação e um percurso adequados ao discurso museográfico, o conjunto arquitetônico que abriga o Museu passou, entre 2003 e 2006, por importantes obras de restauração e modernização. |
|
O Museu da Imagem e do Som (MIS) foi inaugurado em 3 de setembro de 1965 pelo então governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda. O MIS lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual que seria seguido por outras capitais e cidades brasileiras, além de ter se constituído num centro cultural de vanguarda nas décadas de 60 e 70 do século XX, lugar de encontros e lançamentos de idéias e novos comportamentos. Além de abrigar importantes arquivos que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado, o prédio da Fundação Museu da Imagem e do Som é, em si mesmo, uma das mais belas peças de sua coleção, constituindo um exemplar histórico raro dos edifícios construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. Localizado na Praça XV, e inserido na Zona Especial do Corredor Cultural da cidade do Rio de Janeiro, junto com o Museu Histórico Nacional, o Museu Naval, o Paço Imperial, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil, em 1989 o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) do Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu o tombamento do prédio. Em outubro de 1990, pela Lei nº 1.714, o MIS foi transformado numa fundação, dirigida por um presidente.
|
|
Construída por volta de 1860, pelo médico José Martins Rocha, a casa é vendida ao Industrial Português José Francisco Correia - Visconde de Sande e depois Conde de Agrolongo (Títulos recebidos em Portugal).
Em 1903, o Conde retira-se para Portugal e põe a residência a leilão com todos os seus pertences, não aparecendo comprador. Pela mesma época a Capital era transferida de Petrópolis para Niterói e o Governador Nilo Peçanha resolveu adquirir o palacete para sede do governo, consumando-se a venda em 1904. Durante os 71 anos seguintes, teve o Palácio, 43 ocupantes entre governadores interinos e interventores federais. |
|
Inaugurado em 12 de março de 1979, o Museu do Primeiro Reinado situa-se no bairro de São Cristovão, instalado no palacete que pertenceu à Marquesa de Santos, que ali viveu de 1826 a 1829.
Tombado pelo Instituto de Patrimônio Histórico Artístico Nacional - Iphan, em 1938, o Solar da Marquesa de Santos constitui o principal acervo do museu, guardando, em seus belos salões decorados, lembranças do período colonial. A jovem Domitila de Castro Canto Melo apaixona-se pelo Imperador D.Pedro I e vem residir na Corte, a seu pedido. Era separada do marido, com quem teve 3 filhos. O imperador adquire um terreno com duas chácaras, bem próximo ao palacio imperial, e encarrega seu arquiteto particular, o francês Pierre Joseph Pézerat, de transformar uma das casas em um palacete, onde a Marquesa viveria cercada de luxo e requinte. |
|
A Fundação Casa de Rui Barbosa tem sede na casa onde residiu o grande jurista e intelectual brasileiro entre 1895 e 1923, data de sua morte. Comprada pelo governo brasileiro em 1924, juntamente com a biblioteca, os arquivos e a propriedade intelectual das obras de Rui Barbosa, a casa foi aberta ao público como museu - o primeiro museu-casa do Brasil - em 1930.
|
|
O Museu Judaico do Rio de Janeiro, fundado em 1977, com a doação de uma menorá (candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do judaísmo), é um centro cultural dinâmico, integrado à vida da cidade com atividades estruturadas em torno do binômio preservação da memória/dinamização da cultura judaica.
|
|
O Instituto Ciência Hoje (ICH) é uma organização social de interesse público sem fins lucrativos vinculada à Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).
O site Ciência Hoje On-line é uma iniciativa pioneira de divulgação científica na internet brasileira. Além de disponibilizar parte do conteúdo das publicações do ICH, o site publica notícias exclusivas atualizadas diariamente que oferecem ao leitor uma cobertura dinâmica da atualidade científica no Brasil e no mundo. Em 2007, foi lançado, em parceria com o Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas, o livro Física Hoje - Uma aventura pela natureza: dos átomos ao universo, que reúne 11 artigos escritos por renomados pesquisadores brasileiros e originalmente publicados na revista Ciência Hoje ao longo de 2005, em comemoração ao Ano Mundial da Física. O ICH atua também na divulgação científica em meios audiovisuais: o Instituto promoveu a realização do programa de televisão Tome Ciência, uma série semanal que abordou de forma acessível temas de ciência e tecnologia.. Em outubro de 2004, o ICH se uniu à Rede Globo na campanha Ciência Vale a Pena. |
|
O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza. No início de 1934, o Arquivo e o Museu foram transferidos para a Avenida Alberto Nepomuceno, nº 332, em frente à Praça da Sé. Hoje esses edifícios já não existem mais. Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
|
|
Criado em 1982, o Espaço Ciência Viva é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.
O Espaço é um centro cultural-artístico científico que irradia energia inovadora e criativa e propõem novas formas de divulgar a ciência, influenciando e gerando conceitos em educação e popularização da ciência, que aproxima sociedade e cientista. Várias atividades estão programadas ao longo do ano, a fim de proporcionar visitas divertidas e reveladoras. Todo último sábado de cada mês, o museu abre das 14 horas às 17 horas para o ‘Sábado da Ciência’, com entrada gratuita. Uma equipe de cientistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação estarão apresentando oficinas, que levem os visitantes a descobrirem uma maneira feliz de fazer ciência. |
|
O Museu Náutico, inaugurado em 9 de abril de 2003 e revitalizado em 13 de junho de 2007, sua exposição destaca o Rio Grande como uma cidade histórica e marítima, realçando sua íntima relação com o mar e com o estuário da Laguna dos Patos.
Tem como objetivo resgatar, preservar e divulgar a cultura e o conhecimento náutico local, valorizando o trabalho humano vinculado a esta cultura e dignificar a atividade daqueles que vivem do mar.
Seu acervo se constitui de embarcações, equipamentos de navegação, pesca e sinalização náutica, mapas e maquetes, que atendem
aos modernos princípios da museologia.
|
|
The DOCKYARD MUSEUM in the Naval Officer's House interprets the story of English Harbour and of the people that toiled in this famous Georgian Royal Naval Yard. It also explains the 20th century return of sailing ships and the aims and aspirations of Nelson's Dockyard National Park. There is also a small "Nelson's Room" with a life sized portrait of Nelson researched through archaeological means.
|