Home | ||
World Museums and Culture | ||
North America | ||
Caribbean | ||
South America |
World Museums and Culture |
|
It is located at a crossroads of activity in downtown Dallas – adjacent to the JFK Memorial and Dealey Plaza, a National Historic Landmark District, across the street from a replica of Dallas founder John Neely Bryan’s cabin and just a block from The Sixth Floor Museum and the historic West End of Dallas. The space is stimulating for any kind of visitor, including students, local Dallasites or anyone looking to learn more about the history of Dallas County. There is always something new to discover!
|
|
The mission of the Dallas Museum of Natural History is to further an understanding and appreciation of the natural world through collection-based research, education and exhibition programs; to further in particular an understanding of the biological diversity and natural history of Texas; and to preserve the collections for the enlightenment and enjoyment of future generations.
|
|
The Gem County Historical Society was started in 1972 and through dedications and efforts the Society was able to start the historical museum the following year. The Society today still oversees all aspects of the museum including the day to day operations. With the help of Memorials and other donations the museum has expanded to a Village which includes several other buildings all adjacent to one another.
|
|
The mission of the Bennington Museum is to celebrate the history and heritage of the southern Vermont region, as well as serve as a venue for visual and performing arts that enrich our community and our world. Incorporated in 1852 as the Bennington Historical Association, the Bennington Museum is one of only a few accredited museums in the state of Vermont. The Association was founded to commemorate the pivotal 1777 Revolutionary War battle fought near the town. Following the dedication of the 306-foot-tall Bennington Battle Monument in 1891, the Association turned its attention to a more comprehensive preservation of history, art and material culture in southern Vermont and nearby areas.
After years of searching for a permanent home, the Association in 1923 acquired the beautiful, native stone structure that had served as the first St Francis De Sales Catholic Church from 1855 to 1892. Following some functional renovations, the museum opened to the public in 1928 as the Bennington Historical Museum. |
|
Located in the historic district of Goldsboro, the Wayne County Museum strives to educate and entertain people of all ages by offering varied and diverse exhibits. The aim of the museum is to collect, preserve, study, and exhibit objects illustrating the history, science and cultural heritage of Wayne County and Central Eastern North Carolina.
The Wayne County Museum was founded in 1986 when the Goldsboro Woman’s Club graciously donated its classical Jeffersonian style building to the Wayne County Historical Association. The building constructed in 1927, and the home of the U.S.O. in the 1940’s, is filled with the rich history of Wayne County. The museum officially opened in 1988 and sponsors several special exhibits each year. |
|
|
|
The Museum of Photographic Arts officially opened its doors on May 1, 1983 as one of the few museum facilities in the United States designed exclusively to collect and present the world's finest examples of photographic art. The appointment of nationally renowned curator/photographer Arthur Ollman as Executive Director brought visionary leadership and instant credibility to the nascent museum. In 2006, Deborah Klochko became the second Executive Director in MoPA's 25 year history. Klochko is now guiding MoPA into the next phase of its evolution.
MoPA has displayed works from the entire history of the medium; from 19th century daguerreotypes to albumen prints, from Pictorialism to master works of 20th century and contemporary works and photojournalism by many of the best photographers working today. |
|
Find out for yourself why everyone is calling the Newseum the best experience Washington, D.C. has to offer. Each of the seven levels in this magnificent building is packed with interactive exhibits that explore how news affects our shared experience of historic moments. Whether you have just a few hours or want to spend all day, you’ll find something for everyone in the family in the Newseum's 15 theaters and 15 galleries.
|
|
Housed in a bizarre building that looks as if it's about to be destroyed by a wrecking ball, this eclectic museum has amongst its oddball treasures a lock of George Washinton's hair, a 27-room miniature carved wood castle and a host of the most amazing artifacts ever housed under one roof!
|
|
The Anchorage Museum brings the best of Alaska to the world and the best of the world to Alaska.
Through a combination of art, history and science the Anchorage Museum creates a rich, deep understanding of the human experience and offers something for everyone. |
|
"Resources for Science Learning" are activities and ideas for inspiring scientific curiosity at home, in school, or wherever you are. Find out about the Center for Innovation in Science Learning and its program offerings for learners and for educators.
|
|
From the first run in 1873 to the present. Learn about the inventor, technologies, builders, rapid expansion, near loss and the ongoing efforts to save and rebuild the cable cars of San Francisco.
Houses a collection of historic cable cars, photographs, mechanical displays and gift shop run by the Friends of the Cable Car Museum - a nonprofit organization dedicated to the preservation of cable car history. |
|
Circus World is a thrill for all ages — a chance to see how the circus has entertained people for generations.
|
|
The General William C. Lee Airborne Museum is a major tourist attraction in the heart of Dunn, North Carolina. More than $350,000 in renovation to the museum was unveiled on June 6, 2006, the anniversary of D-Day. State of the art exhibits and two stories of airborne history and the personal story of General Lee are on display.
|
|
O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza. No início de 1934, o Arquivo e o Museu foram transferidos para a Avenida Alberto Nepomuceno, nº 332, em frente à Praça da Sé. Hoje esses edifícios já não existem mais. Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
|
|
O Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco instalou-se, em dezembro de 2001, no Museu Sinagoga Kahal Zur Israel. Responsável pelas ações museológicas do espaço, constituiu-se como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, filiado à Federação Israelita de Pernambuco.
É parceiro também das unidades do Museu Judaico do Rio de Janeiro , Arquivo Histórico Judaico Brasileiro em São Paulo, Instituto Histórico Israelita Mineiro em Belo Horizonte-MG , Instituto Marc Chagal em Porto Alegre –RS, entre outros. |
|
Criado em 1982, o Espaço Ciência Viva é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.
O Espaço é um centro cultural-artístico científico que irradia energia inovadora e criativa e propõem novas formas de divulgar a ciência, influenciando e gerando conceitos em educação e popularização da ciência, que aproxima sociedade e cientista. Várias atividades estão programadas ao longo do ano, a fim de proporcionar visitas divertidas e reveladoras. Todo último sábado de cada mês, o museu abre das 14 horas às 17 horas para o ‘Sábado da Ciência’, com entrada gratuita. Uma equipe de cientistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação estarão apresentando oficinas, que levem os visitantes a descobrirem uma maneira feliz de fazer ciência. |
|
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo.
O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais. |
|
A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista número 37, foi projetada na década de 1930 pelo escritório de Ramos de Azevedo, para ser a residência de sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na avenida.
|
|
O Museu Judaico do Rio de Janeiro, fundado em 1977, com a doação de uma menorá (candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do judaísmo), é um centro cultural dinâmico, integrado à vida da cidade com atividades estruturadas em torno do binômio preservação da memória/dinamização da cultura judaica.
|
|
Construída por volta de 1860, pelo médico José Martins Rocha, a casa é vendida ao Industrial Português José Francisco Correia - Visconde de Sande e depois Conde de Agrolongo (Títulos recebidos em Portugal).
Em 1903, o Conde retira-se para Portugal e põe a residência a leilão com todos os seus pertences, não aparecendo comprador. Pela mesma época a Capital era transferida de Petrópolis para Niterói e o Governador Nilo Peçanha resolveu adquirir o palacete para sede do governo, consumando-se a venda em 1904. Durante os 71 anos seguintes, teve o Palácio, 43 ocupantes entre governadores interinos e interventores federais. |
|
O Museu da Imagem e do Som (MIS) foi inaugurado em 3 de setembro de 1965 pelo então governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda. O MIS lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual que seria seguido por outras capitais e cidades brasileiras, além de ter se constituído num centro cultural de vanguarda nas décadas de 60 e 70 do século XX, lugar de encontros e lançamentos de idéias e novos comportamentos. Além de abrigar importantes arquivos que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado, o prédio da Fundação Museu da Imagem e do Som é, em si mesmo, uma das mais belas peças de sua coleção, constituindo um exemplar histórico raro dos edifícios construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. Localizado na Praça XV, e inserido na Zona Especial do Corredor Cultural da cidade do Rio de Janeiro, junto com o Museu Histórico Nacional, o Museu Naval, o Paço Imperial, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil, em 1989 o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) do Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu o tombamento do prédio. Em outubro de 1990, pela Lei nº 1.714, o MIS foi transformado numa fundação, dirigida por um presidente.
|
|
Primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil, o Museu Paulista, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi criado como Museu de Ciências Naturais. Em 1819 retomou sua vocação original e é hoje um museu histórico. Também é conhecido como Museu do Ipiranga. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores. As instalações abrigam uma biblioteca com 100 mil volumes e um Centro de Documentação Histórica, com 40 mil manuscritos.
|
|
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes.
Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
|
|
O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Alojar-se no Paço de São Cristóvão, a partir de 1892 - residência da Família Imperial brasileira até 1889 - deu ao Museu um caráter ímpar frente às outras instituições do gênero.
|
|
O acervo do Museu Nacional de Belas Artes teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país.
|
|
O Museu da Casa Brasileira guarda e conserva objetos, móveis e equipamentos de várias épocas da história da moradia no Brasil. Construído entre 1942 e 1945, o antigo Solar Prado, implantado em um terreno de aproximadamente 15.000 m², é uma réplica do Palácio Imperial de Petrópolis, no Rio de Janeiro. O Museu é um importante núcleo de pesquisa, discussão de arquitetura e design. Sua biblioteca foi organizada e formaram-se uma vioteca e um acervo de documentação contemporânea brasileira e internacional.
|
|
A Casa do Patrimônio Ferroviário Brasileiro, conhecido como Museu do Trem, administrado pela REDE FERROVIÁRIA FEDERAL, foi inaugurado em fevereiro de 1984. Instalado no antigo galpão de pinturas de carros da Estrada de Ferro Pedro II. São destaques: A BARONEZA, construída na Inglaterra, foi a primeira locomotiva a trafegar no Brasil em 1854. O CARRO IMPERIAL que foi fabricado em 1886, na Bélgica, para servir ao imperador D. Pedro II; O CARRO DO REI ALBERTO, que fazia parte da composição adaptada exclusivamente para servir ao Rei da Bélgica, em 1921, por ocasião da sua visita ao Brasil e O CARRO PRESIDENCIAL que serviu a Getulio Vargas na década de 30. Visitação : Terça a Sexta feira de 10h às 12h e de 13:30h às 16h Sábados: 13h às 17h
|
|
The DOCKYARD MUSEUM in the Naval Officer's House interprets the story of English Harbour and of the people that toiled in this famous Georgian Royal Naval Yard. It also explains the 20th century return of sailing ships and the aims and aspirations of Nelson's Dockyard National Park. There is also a small "Nelson's Room" with a life sized portrait of Nelson researched through archaeological means.
|