Home | ||
World Museums and Culture | ||
North America | ||
Caribbean | ||
South America |
World Museums and Culture |
|
The KMA’s predecessor, the Dulin Gallery of Art, opened in 1961 in a beaux-arts mansion in West Knoxville. By the middle 1980s the Dulin had outgrown its quarters, and a major community effort raised $11 million for a new museum in downtown Knoxville at the site of the 1982 World’s Fair. The Knoxville Museum of Art opened in March 1990 in a state-of-the-art, 53,200 square-foot facility designed by renowned museum architect Edward Larrabee Barnes. The building, clad in Tennessee marble, is named in honor of local philanthropist Jim Clayton, the largest donor to the building fund.
|
|
The Ocean County Historical Society Museum and Research Center was built in several stages, beginning in 1820. The final phase of construction was the Research Center, completed in 1990. The museum is dedicated to the mission of the Society founders: Telling The Stories of Ocean County.
|
|
Sure you’ve seen museums, but have you seen one like this? Every exhibit is an invitation to touch, explore and create. With 15 large interactive areas… including Bubble Trouble, the Silver Diner, Down the Shore and Action Newsroom, the Garden State Discovery Museum has lots of room for groups to spend an adventure-filled day together. Visit today and discover why it's recognized as one of the top 20 children’s museums in the country!
|
|
Created by an act of Congress in 1980, the National Building Museum is America's premier cultural institution dedicated to exploring and celebrating architecture, design, engineering, construction, and urban planning.
|
|
The only organization in the U.S. solely dedicated to preserving Alaska's illustrious maritime heritage, dedicated to the recognition and preservation of Alaska’s rich maritime heritage.
|
|
The evening of April 14, 1865, has forever been marked with tragedy. On that night, our 16th President, Abraham Lincoln, was assassinated in Ford’s Theatre by actor John Wilkes Booth. Just days after General Lee’s Confederate troops surrendered at Appomattox, VA, a time of hope and peace in Washington and around the country turned to a period of mourning that America had never seen before.
|
|
The mission of the University of Iowa Museum of Natural History is to inspire in visitors of all ages understanding and a sense of wonder, discovery, respect and responsibility for our natural and cultural worlds through exhibits, programs and collections, as well as through links with UI research and activities.
|
|
Displaying more than 30 authentic Winston Cup race cars, the Winston Cup Museum chronicles RJ Reynolds Tobacco's 33-year sponsorship of the NASCAR Winston Cup Series. The museum also displays a extensive variety of racing artifacts.
|
|
The African American Heritage Preservation Cultural Complex (AACC) originated in 1984,as a hobby, by Dr. and Mrs. E.B. Palmer, then opened in 1989 as the Black Heritage Park. The Palmers’ and George Barner incorporated AACC in 1994. The Palmers’ entered into a Lease Agreement in 1991 for $1.00 per year. The park occupies approximately 3 acres of the wooded land to the rear of the Palmer House at 119 Sunnybrook Road. The AACC was chartered and granted 501 (c)(3) tax status in October 1994. The AACC currently has 3Exhibit Houses located along a natural trail beside a creek, a Mini-Amphitheater, a Bird Sanctuary, Nature Preserve and a Picnic Area and Botanical Gardens. There is no admission fee, however, visitors and friends have donated small sums of money. Friends and organizations have also donated labor and artifacts.
|
|
The Baltimore Tattoo Museum hopes that what you see at the museum will inspire you to come check out the history of electric tattooing, and if you dare, get a tattoo yourself!
|
|
The World Famous Museum of Death was founded in San Diego June 1, 1995. Originally located in San Diego's 1st mortuary's in a building once owned by Wyatt Earp. Evolving from the controversial art gallery the Rita Dean, founders James Healy and Cathee Shultz realized the void in the Death education in this country and decided to make Death their Life's work.
Recently reopened at it's NEW location the Museum of Death houses the worlds largest collection of Serial Murderer Artwork, Photos of the Charles Manson Crime Scenes, the Guillotined Severed Head of the Blue Beard of Paris, Henri Landru, Original Crime Scene and Morgue Photos from the Grisly BLACK DAHLIA MURDERS, a Body Bag and Coffin collection, replicas of Full Size Execution Devices, Mortician and Autopsy Instruments, Pet Death Taxidermy, and much much more! |
|
The Lambert Castle Museum is open most afternoons. The Castle grounds, the Garret Mountain Reservation and Rifle Camp Park are open Everyday from dawn to dusk!
|
|
Welcome to The National Steeplechase Museum which stands on the historic Springdale Race Course in Camden, South Carolina's oldest inland town. It is the only museum in the United States that is dedicated to the horses, trainers, owners, riders and races that tell the story of American Steeplechasing. Visitors will enjoy a myriad of exhibits and tour the surrounding 600 acres which is seasonal training ground for horses that jump and home to the famed Carolina and Colonial Cup Races.
|
|
The Mission of the Union County Museum is: To discover, identify and collect the archives, and genealogical and historical materials which may help to establish and illustrate the history of Union County, South Carolina. To provide for the preservation of such material and for its accessibility, as far as may be feasible, to all who wish to examine or study it. To serve as a focal point for the dissemination of information regarding Union County, South Carolina and its
history.
|
|
O Paço Imperial é um Centro Cultural com rica programação artística, localizado na Praça XV de Novembro, no centro histórico da cidade, no prédio considerado o mais importante dos edifícios civis coloniais do Brasil. Foi primeiro a residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e depois passou a ser a casa de despachos, sucessivamente, do Vice-Rei do Brasil, do Rei de Portugal Dom João VI e dos imperadores do Brasil. Em sua restauração, na reconstituição da fachada, optou-se pela feição colonial, adquirida particularmente no período da ocupação pela Família Real Portuguesa, mas foram preservadas marcas e formas de vários outros momentos históricos. O Paço Imperial conta com uma diversificada programação de artes plásticas, cinema, teatro, música, biblioteca, atividades educativas, seminários, serviços de lojas e restaurantes.
Percorrê-lo é fazer uma releitura do tempo inscrito em seus espaços, relacionando-os com épocas e fatos ocorridos. As exposições permanentes também são um ótimo programa cultural.
|
|
O Museu Nacional/UFRJ está vinculado ao Ministério da Educação. É a mais antiga instituição científica do Brasil e o maior museu de história natural e antropológica da América Latina. Criado por D. João VI, em 06 de junho de 1818 e, inicialmente, sediado no Campo de Sant’Anna, serviu para atender aos interesses de promoção do progresso cultural e econômico no país. Alojar-se no Paço de São Cristóvão, a partir de 1892 - residência da Família Imperial brasileira até 1889 - deu ao Museu um caráter ímpar frente às outras instituições do gênero.
|
|
O Museu desenvolve estudos nas áreas da Arqueologia, Antropologia, História e Numismática. Sua sede está estruturada para a realização de projetos e atividades culturais, atingindo os diversos segmentos sociais. Possui laboratórios, biblioteca, auditório, além de salas de exposições permanentes e exposições temporárias.
|
|
Museu Histórico Nacional, criado em 1922, é um dos mais importantes museus do Brasil, reunindo um acervo de mais de 287.000 itens, entre os quais a maior coleção de numismática da América Latina.
O conjunto arquitetônico que abriga o Museu desenvolveu-se a partir do Forte de Santiago, na Ponta do Calabouço, um dos pontos estratégicos para a defesa da cidade do Rio de Janeiro. Visando recuperar a arquitetura original, ampliar espaços destinados ao público, aprimorar os serviços oferecidos aos visitantes, democratizar o acesso dos mais diversos segmentos da sociedade e viabilizar uma circulação e um percurso adequados ao discurso museográfico, o conjunto arquitetônico que abriga o Museu passou, entre 2003 e 2006, por importantes obras de restauração e modernização. |
|
O Museu do Ceará foi a primeira instituição museológica oficial do Estado, criada por decreto em 1932, mas aberto oficialmente ao público em janeiro de 1933, com a denominação de Museu Histórico do Ceará. Inicialmente foi concebido como uma das dependências do Arquivo Público, situado na rua 24 de Maio, nº 238, no centro de Fortaleza. No início de 1934, o Arquivo e o Museu foram transferidos para a Avenida Alberto Nepomuceno, nº 332, em frente à Praça da Sé. Hoje esses edifícios já não existem mais. Sua principal missão é promover a reflexão crítica sobre a História do Ceará por meio de programas integrados de pesquisas museológicas, exposições, cursos, publicações e práticas pedagógicas.
|
|
O Arquivo Histórico Judaico de Pernambuco instalou-se, em dezembro de 2001, no Museu Sinagoga Kahal Zur Israel. Responsável pelas ações museológicas do espaço, constituiu-se como uma associação civil de direito privado, sem fins lucrativos, filiado à Federação Israelita de Pernambuco.
É parceiro também das unidades do Museu Judaico do Rio de Janeiro , Arquivo Histórico Judaico Brasileiro em São Paulo, Instituto Histórico Israelita Mineiro em Belo Horizonte-MG , Instituto Marc Chagal em Porto Alegre –RS, entre outros. |
|
Criado em 1982, o Espaço Ciência Viva é o primeiro museu participativo de Ciências do Brasil. Foi fundado por um grupo de cientistas, pesquisadores e educadores interessados em tornar a Ciência mais próxima do cotidiano do cidadão comum.
O Espaço é um centro cultural-artístico científico que irradia energia inovadora e criativa e propõem novas formas de divulgar a ciência, influenciando e gerando conceitos em educação e popularização da ciência, que aproxima sociedade e cientista. Várias atividades estão programadas ao longo do ano, a fim de proporcionar visitas divertidas e reveladoras. Todo último sábado de cada mês, o museu abre das 14 horas às 17 horas para o ‘Sábado da Ciência’, com entrada gratuita. Uma equipe de cientistas, professores e estudantes de graduação e pós-graduação estarão apresentando oficinas, que levem os visitantes a descobrirem uma maneira feliz de fazer ciência. |
|
O Centro Cultural do Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro é um dos quatro CCBBs do país, que também existem nas capitais Brasília, São Paulo e Belo Horizonte. Os Centros são espaços multidisciplinares com programação regular (seis dias por semana), nas áreas de artes cênicas, cinema, exposição, ideias (palestras, debates, seminários etc), música e programa educativo.
O CCBB oferece ao público uma programação cultural que é referência no Rio de Janeiro e no Brasil. Com projetos nas mais diversas áreas, o Centro tem um volume de freqüentadores comparável ao de outras grandes instituições culturais do mundo.
Nos vários campos da arte, a programação procura oferecer obras que vão do clássico ao experimental, do erudito ao popular, dos grandes mestres aos talentos iniciantes. Esses critérios de seleção permitem ao CCBB alcançar freqüentadores com os mais abrangentes níveis de interesse. Instalado no número 66 da Rua Primeiro de Março, o Centro Cultural Banco do Brasil é uma das jóias arquitetônicas da Cidade. Seus espaços, organizados e adornados com elementos neoclássicos, abrigam três teatros, sala de cinema, sala de vídeo, cinco salas de exposições, biblioteca com 140 mil títulos, museu e arquivo histórico, videoteca e salão para conferências e palestras. O freqüentador dispõe ainda de restaurante, casa de chá, bombonière e loja de produtos culturais. |
|
A Casa das Rosas, localizada na Avenida Paulista número 37, foi projetada na década de 1930 pelo escritório de Ramos de Azevedo, para ser a residência de sua filha Lúcia, recém casada com o engenheiro Ernesto Dias de Castro. A bela casa, hoje referência na vida do paulistano, foi uma das últimas construções realizadas na avenida.
|
|
O Museu Judaico do Rio de Janeiro, fundado em 1977, com a doação de uma menorá (candelabro de sete braços, um dos principais símbolos do judaísmo), é um centro cultural dinâmico, integrado à vida da cidade com atividades estruturadas em torno do binômio preservação da memória/dinamização da cultura judaica.
|
|
Construída por volta de 1860, pelo médico José Martins Rocha, a casa é vendida ao Industrial Português José Francisco Correia - Visconde de Sande e depois Conde de Agrolongo (Títulos recebidos em Portugal).
Em 1903, o Conde retira-se para Portugal e põe a residência a leilão com todos os seus pertences, não aparecendo comprador. Pela mesma época a Capital era transferida de Petrópolis para Niterói e o Governador Nilo Peçanha resolveu adquirir o palacete para sede do governo, consumando-se a venda em 1904. Durante os 71 anos seguintes, teve o Palácio, 43 ocupantes entre governadores interinos e interventores federais. |
|
O Museu da Imagem e do Som (MIS) foi inaugurado em 3 de setembro de 1965 pelo então governador do estado da Guanabara, Carlos Lacerda. O MIS lançou um gênero pioneiro de museu audiovisual que seria seguido por outras capitais e cidades brasileiras, além de ter se constituído num centro cultural de vanguarda nas décadas de 60 e 70 do século XX, lugar de encontros e lançamentos de idéias e novos comportamentos. Além de abrigar importantes arquivos que atendem aos interesses de um público pesquisador amplo e diversificado, o prédio da Fundação Museu da Imagem e do Som é, em si mesmo, uma das mais belas peças de sua coleção, constituindo um exemplar histórico raro dos edifícios construídos para abrigar a Exposição do Centenário da Independência do Brasil, realizada em 1922. Localizado na Praça XV, e inserido na Zona Especial do Corredor Cultural da cidade do Rio de Janeiro, junto com o Museu Histórico Nacional, o Museu Naval, o Paço Imperial, a Casa França-Brasil e o Centro Cultural Banco do Brasil, em 1989 o Instituto Estadual de Patrimônio Cultural (Inepac) do Governo do Estado do Rio de Janeiro promoveu o tombamento do prédio. Em outubro de 1990, pela Lei nº 1.714, o MIS foi transformado numa fundação, dirigida por um presidente.
|
|
Primeiro monumento construído especialmente para preservar a memória da Independência do Brasil, o Museu Paulista, inaugurado em 7 de setembro de 1895, foi criado como Museu de Ciências Naturais. Em 1819 retomou sua vocação original e é hoje um museu histórico. Também é conhecido como Museu do Ipiranga. Seu acervo, com cerca de 100 mil peças, é constituído por obras de arte, mobiliário, trajes e utensílios que pertenceram a personalidades da história brasileira, como os bandeirantes e os imperadores. As instalações abrigam uma biblioteca com 100 mil volumes e um Centro de Documentação Histórica, com 40 mil manuscritos.
|
|
O acervo do Museu Nacional de Belas Artes teve origem no conjunto de obras de arte trazido por D. João VI de Portugal, em 1808, ampliado alguns anos mais tarde com a coleção reunida por Joachin Lebreton, que chefiou a chamada Missão Artística Francesa, formando a mais importante pinacoteca do país.
|
|
The DOCKYARD MUSEUM in the Naval Officer's House interprets the story of English Harbour and of the people that toiled in this famous Georgian Royal Naval Yard. It also explains the 20th century return of sailing ships and the aims and aspirations of Nelson's Dockyard National Park. There is also a small "Nelson's Room" with a life sized portrait of Nelson researched through archaeological means.
|